Oceania

03/04/2011 05:03

A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "mundo novo".

Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

O continente mais isolado do mundo é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné. Sua configuração corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul. A Oceania possui uma área de 8,4 milhões de km2, e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse existem várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico.

O maior país do continente, a Austrália, é considerado uma ilha-continente, pois está situado entre o Pacifico e o Índico com uma área de 7,6 milhões de km2, que representa 90% do total da Oceania. 

O território da Nova Zelândia é banhado pelo Mar da Tasmânia a oeste, Pacífico a leste, localizado totalmente na zona temperada do sul. Está a 1750 km da Austrália a leste, o país em questão é considerado um arquipélago, pois é formado por duas ilhas principais: uma localizada ao norte e outra ao sul, entre as duas está o Estreito de Cook.

O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania. Dentre todas as ilhas, as mais importantes são: o Havaí e a Polinésia Francesa - onde está situado o Taiti.

No continente existem ainda onze arquipélagos-Estados com áreas pequenas, dessas destacam os Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

A distribuição da população na Oceania

A Oceania é o menor continente terrestre, apresentando uma extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados. Essa porção do globo é a segunda menos habitada do planeta – somente a Antártica possui menor contingente populacional. A população total da Oceania é de aproximadamente 36,6 milhões de habitantes, correspondendo a 0,5% da população mundial. A densidade demográfica (população relativa) é de apenas 4,3 habitantes por quilômetro quadrado.

A população continental está distribuída de forma desigual nos 14 países. A Austrália, maior nação continental, abriga cerca de 60% dos habitantes da Oceania – o país é habitado por 21.292.893 pessoas, conforme contagem realizada em 2009. Papua Nova Guiné (6,7 milhões de habitantes) e Nova Zelândia (4,2 milhões) são as outras nações populosas da Oceania.

Por outro lado, as outras 11 nações continentais apresentam contingente populacional inferior a 1 milhão de habitantes. Nauru, por exemplo, é habitada por apenas 9.771 pessoas. Tuvalu (11,1 mil habitantes) e Palau (20 mil) são outros países pouco populosos da Oceania.

Além da extensão territorial, outro fator que influencia nessa distribuição irregular da população da Oceania é o nível de desenvolvimento econômico. Nova Zelândia e Austrália possuem elevado grau de industrialização, fato que desencadeia fluxos migratórios para esses países, aumentando, assim, o contingente populacional.

População dos países da Oceania:

Austrália: 21.292.893 habitantes.

Fiji: 849.218 habitantes.

IIlhas Marshall: 54.065 habitantes.

Ilhas Salomão: 523.170 habitantes.

Kiribati: 98.989 habitantes.

Micronésia: 110.728 habitantes.

Nauru: 9.771 habitantes.

Nova Zelândia: 4.266.498 habitantes.

Palau: 20.397 habitantes.

Papua Nova Guiné: 6.732.159 habitantes.

Samoa: 178.846 habitantes.

Tonga: 103.967 habitantes.

Tuvalu: 11.093 habitantes.

Vanuatu: 239.788 habitantes.

Aspectos econômicos da Oceania

Formada por 14 países, a Oceania é o menor continente terrestre, ocupando uma área de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados. A economia continental apresenta grande disparidade, fato que pode ser analisado através da diferença no Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessa região.

Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta. Essas duas nações apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países.

O diversificado parque industrial australiano impulsiona a economia nacional, com destaque para os segmentos de: química, metalurgia, siderurgia, petroquímica, máquinas e equipamentos, etc. A mineração é outro setor importante para a captação de recursos financeiros. Essa atividade é desenvolvida por meio da extração de bauxita, ouro, ferro, chumbo e manganês.

A Nova Zelândia, segunda nação mais rica do continente, possui elevado nível de industrialização (alimentício, transformadoras, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, etc.). Também abriga grandes reservas de petróleo, carvão e gás natural. Outro destaque da economia nacional são os rebanhos de ovinos, caprinos, bovinos e suínos, impulsionando a produção de lã, carne e laticínios.

As outras doze nações (Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu), ao contrário da Austrália e Nova Zelândia, possuem baixo grau de industrialização e economia pouco desenvolvida. As principais atividades para a captação de renda são o turismo, a agricultura, com plantações de subsistência e monoculturas de exportação, em especial de coco, cacau, café, mandioca e banana, além da pesca.

Aspectos físicos da Oceania

Com extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados, correspondendo a 5,8% das áreas continentais, a Oceania é o menor continente terrestre. Essa região é formada por 14 países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. A Austrália possui extensas áreas de formação planáltica muito antiga. Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.

A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer).

Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A fauna é representada pelos cangurus, coalas, ornitorrinco, entre outros.

Riqueza mineral da Oceania

Menor continente terrestre em extensão territorial, com aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, a Oceania possui 36,6 milhões de habitantes, que estão distribuídos em 14 países, sendo que a maioria habita a Austrália.

Essa porção do globo possui grandes reservas de recursos minerais. O solo do território australiano, por exemplo, abriga expressivas jazidas de ouro, bauxita, minério de ferro, chumbo, cobre e manganês. Esses minerais são explorados em larga escala e exportados para o Japão e países da União Europeia. Quanto à fonte energética, o país apresenta reservas de carvão mineral.

A Nova Zelândia, segundo país mais desenvolvido economicamente da Oceania, detém jazidas de petróleo, gás natural e carvão. Outro grande destaque do continente é Nauru, cuja economia baseia-se na produção de fosfato. No entanto, estima-se que, caso seja mantido o ritmo de exploração, esse minério se esgotará em menos de 30 anos.

Outros países da Oceania que têm na mineração uma importante atividade econômica são:

- Ilhas Salomão: abriga jazidas de ouro, prata, cobre, fosfato, asbesto e bauxita.

- Papua Nova Guiné: possui reservas de ouro, cobre e petróleo.

- Fiji: ouro e cobre.

- Estados Federados da Micronésia: grandes jazidas de fosfato.

 

Países e Territórios

 A seguir é apresentada a lista dos países independentes da Oceania e suas respectivas capitais, além dos territórios existentes no continente.

 

Países independentes

Austrália (Canberra)
Ilhas Cook (Avarua)
Fiji (Suva)
Ilhas Marshall (Majuro)
Ilhas Salomão (Honiara)
Kiribati (Bairiki)
Estados Federados da Micronésia (Palikir)
Nauru
Niue (Alofi)
Nova Zelândia (Wellington)
Palau (Melekeok)
Papua-Nova Guiné (Port Moresby)
Samoa (Apia)
Timor-Leste (Díli) [parte pertence à Ásia]
Tonga (Nuku'alofa)
Tuvalu (Funafuti)
Vanuatu (Port Vila)
Polinésia [conj. ilhas Pacífico]

Territórios dependentes

Ilhas Marianas [dep. Estados Unidos]
Ilhas Carolinas [dep. Micronésia]
Nova Caledônia [dep. França]
Território Antártico Australiano [dep. Austrália]
Dependência de Ross [dep. Nova Zelândia]
Terra Adélia [dep. França]
Samoa Americana [dep. Estados Unidos]